sábado, 4 de julho de 2009

Escolha da antena UHF para a recepção digital (HDTV)

Com o advento da tecnologia digital nas transmissões do sinal de televisão em alta definição, surgiu a oportunidade para alguns espertalhões, que visam apenas a obtenção de vantagens financeiras, sem se importarem com a real necessidade do consumidor. Em conseqüência disto, estão surgindo no mercado "novos" tipos de antenas de UHF, denominadas "digitais", com a função 3 em 1, ou seja, captam os sinais das faixas VHF/UHF/FM e UHF digital, algumas importadas outras de fabricações nacional, acondicionadas em caixas retangulares plásticas ou metálicas, verdadeiros atrativos, que só faltam fazer milagres.



É preciso esclarecermos que o sinal digital de HDTV é transmitido no espectro de freqüência denominado faixa de UHF e, portanto, uma antena de UHF convencional, de boa qualidade, é o suficiente para captar o sinal digital. Em algumas regiões ou locais, faz-se a necessidade de utilizarmos um amplificador de linha ou um reforçador de sinal UHF ("booster"), a fim de captarmos o sinal com mais intensidade.


Na escolha da antena para a recepção do sinal digital, prefira optar pelos tipos Yagi (conhecida também como Boca de Jacaré) e/ou antenas do tipo Log-periódicas (Espinha de peixe). Esta última se destaca sobre alguns modelos por conseguirem operar em faixas largas de freqüência 1:10, ou seja, freqüência superior a 10 vezes maior que a inferior. Apesar de baixo ganho, este tipo de antena tem boa eficiência de recepção do sinal e construção mecânica mais resistente às demais, além do baixo custo.


Em algumas regiões, onde o sinal de UHF é fraco, podemos colocar entre a antena e o aparelho de televisão um amplificador de linha VHF/UHF na ordem de 25db a 30db que, via de regra, resolve o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário